É preciso vender!

Não importa o tipo, tamanho ou segmento do mercado do seu negócio: é preciso vender. A principal atividade de uma empresa é a venda, seja ela B2B (empresas para empresas) ou B2C (empresas para pessoas).

O fato é que a forma de vender vem se modificando a cada ano, novos modelos surgiram e o processo de vendas antes e depois da internet são bem diferentes. Antes da internet, as empresas dependiam principalmente de canais de venda físicos, como lojas, representantes comerciais e catálogos impressos, para chegar aos seus clientes. O processo de venda era mais lento e limitado, já que o alcance geográfico e o número de clientes eram potencialmente mais restritos.

Com a popularização da internet e do comércio eletrônico, o processo de venda passou por uma revolução. As empresas agora podem chegar a clientes em todo o mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de seus próprios sites, marketplaces, redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais digitais. Além disso, a internet possibilitou uma maior interação entre as empresas e os clientes, por meio de chatbots, ferramentas de suporte ao cliente e comentários online.

Portanto, o processo de venda atualmente é muito mais ágil, conveniente e personalizado, com as empresas usando tecnologias como análise de dados, inteligência artificial e automação de marketing para entender as necessidades e motivações dos clientes e fornecer soluções sob medida. No entanto, é importante ressaltar que, apesar das vantagens trazidas pela internet, as empresas ainda precisam garantir que seus processos de venda sejam éticos, transparentes e seguros para os clientes, bem como ter pessoas (gestores e geridos) alinhadas com esse novo processo de vendas e com habilidades desenvolvidas para atender essa demanda.

 

O PERFIL DO GESTOR DE VENDAS

Na era da internet, o perfil de gestor de vendas deve ser completo e multifacetado, combinando habilidades analíticas e técnicas com habilidades interpessoais e de liderança. Alguns dos principais atributos que um gestor de vendas deve ter para ter sucesso na era da internet incluem:

  • Conhecimento técnico: o gestor de vendas deve ter um conhecimento profundo das tecnologias e ferramentas que são usadas na área de vendas, como plataformas de e-commerce, CRM, automação de marketing, entre outras. Além disso, ele deve estar atualizado sobre as tendências do mercado e as novidades tecnológicas que podem impactar o negócio.
  • Habilidade analítica: a capacidade de coletar, analisar e interpretar dados é fundamental para o sucesso do gestor de vendas. Ele deve ser capaz de identificar padrões e tendências nas informações disponíveis e usá-las para tomar decisões mais difíceis.
  • Habilidade de liderança: o gestor de vendas deve ser um líder inspirador e capaz de motivar a equipe a alcançar os objetivos de vendas. Ele deve ser capaz de administrar conflitos, fornecer feedback construtivo e criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
  • Habilidade de comunicação: o gerente de vendas deve ter excelentes habilidades de comunicação, tanto escrita quanto verbal. Ele deve ser capaz de se comunicar claramente com a equipe de vendas, bem como com outros departamentos e partes interessadas da empresa.
  • Adaptabilidade: na era da internet, as mudanças acontecem rapidamente, e o gestor de vendas deve ser capaz de se adaptar a essas mudanças e tomar decisões rápidas e eficazes em resposta. Ele deve estar disposto a experimentar novas abordagens e aprender com os erros.

Nos programas de formação Dynargie, usamos metodologia e ferramentas próprias, para ajudar nossos clientes no desenvolvimento de competências tanto de Gestores de Vendas como de suas equipes comerciais, para relacionamento com seus clientes ou parceiros, numa perspectiva de influência e persuasão, com dinamismo e passos simples e práticos, gerando resultado com uso sustentável da energia

 

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, usamos diversas ferramentas apoiadas em nossa metodologia, projetando a o dia a dia na empresa e o cotidiano do gestor ou consultor de vendas, engajando os participantes durante o processo de formação e desenvolvimento, facilitando o aprendizado e potencializando seus resultados.

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil, no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Comentário

Deixe um comentário

vinte − 1 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes