Um olhar para o Bem-Estar nas empresas

Estar em um ambiente de trabalho saudável é fundamental tanto para líderes como para os colaboradores.

Um ambiente de trabalho que não seja saudável envolve gestores e geridos, se espalha com facilidade em todos os níveis organizacionais, impactando no aumento de estresse, depressão, burnout, doenças físicas, além de levar essa carga emocional para todas as relações interpessoais, afetando a vida cotidiana, mesmo quando não estão na empresa.

Por isso é tão importante que as empresas pensem sobre esse tema, e tenham um plano de ação para melhorar seu clima e ambiente de trabalho e, consequentemente a qualidade de vida de seus colaboradores.

Como identificar se o ambiente é saudável ou não? Sabemos que a identificação do clima e ambiente nem sempre é fácil de se perceber, e, na grande maioria das vezes, está nos pequenos atos do dia a dia corporativo.

Nem todos os sinais são óbvios, mas começam com conflitos, comunicação violenta, discussões agressivas, ou práticas nocivas entre os envolvidos. A partir destas situações, surgem sensações de falta de apoio da liderança e dos colegas, ou até aquela sensação de estar preso naquele ambiente, enxergar o que vem pela frente, como oportunidades de crescimento.

Depois da pandemia, enfrentada pelo mundo, os benefícios e as iniciativas de bem-estar ficaram mais evidenciados. Estudos mais recentes mostram que as empresas tiveram aumento nos diagnósticos de doenças mentais, como depressão, ansiedade, burnout e aumento de doenças físicas.

As pessoas passaram a valorizar o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, tanto quanto o salário. Além disso, estão dispostos a renunciar a um trabalho, se a empresa onde trabalha não tem preocupação com seu conforto e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Não é à toa que cresceu o interesse das empresas em programas de bem-estar, saúde mental, e, principalmente, na formação das lideranças, em programas de gestão do estresse, inteligência emocional e princípios de liderança humanizada.

Afinal, na prática, isso significa ter uma liderança que olha e considera, verdadeiramente, as necessidades do outro. O  bem-estar do colaborador associado a uma gestão próxima, que entende suas necessidades, gera resultados cada vez melhores para todos os stakeholders. Com mais flexibilidade e respeito, a relação entre gestor e gerido floresce. Os colaboradores têm mais suporte emocional de seus líderes e trabalham cada vez melhor.

 

PRINCIPAIS AÇÕES PARA UM AMBIENTE MAIS SAUDÁVEL

Algumas ações que as empresas podem realizar para gerar o bem-estar no trabalho e promover um ambiente saudável e produtivo para seus colaboradores:

  1. Fomentar uma cultura organizacional baseada no respeito, diálogo e cooperação entre as lideranças e colaboradores, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de conflitos de forma saudável;
  2. Oferecer benefícios e programas de saúde mental, como assistência psicológica, apoio emocional, terapia ocupacional e atividades de lazer;
  3. Incentivar a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis, através de programas de bem-estar, ginástica laboral, alimentação saudável, entre outras;
  4. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, por meio de treinamentos, formações, programas de mentoria, feedbacks construtivos e oportunidades de crescimento na carreira;
  5. Estabelecer políticas claras e justas de recompensas, além de ética, diversidade e inclusão, promovendo a igualdade e oportunidades a todos;
  6. Estabelecer uma comunicação transparente e aberta: os colaboradores devem se sentir à vontade para expressar suas opiniões, ideias e preocupações, e a empresa e líderes devem estar abertos a conversar e ouvir verdadeiramente.

 

CONTE COM O APOIO DA DYNARGIE PARA MUDAR!

Nos programas de formação Dynargie, usamos diversas ferramentas apoiadas em nossa metodologia, projetando a o dia a dia na empresa e o cotidiano do gestor, engajando os participantes durante o processo de formação e desenvolvimento, facilitando o aprendizado e potencializando seus resultados.

Atuamos no human side of business com o propósito de transformar comportamentos e impactar resultados. Nossas soluções estão em linha com as necessidades atuais de formação e desenvolvimento e fazem parte de nosso DNA. Em nossos programas, antes das técnicas, abordamos a importância da mentalidade adequada para lidar com esse novo contexto de mundo.

Conheça mais a nosso respeito no site www.dynargie.com.br, no Blog www.blog.dynargie.com.br e siga-nos no Linkedin dynargie-brasil e no Instagram

 

Comentário

Deixe um comentário

um × 2 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes